Vacuidade, Bondade, Ego e Nirvana – Psicologia Budista

Por: Ryath (Inspirado e Intuído pelos Mentores Espirituais)

Lama Michel Rinpoche nos ensina que devemos conhecer o bem e pratica-lo, e conhecer o mau, e estripa-lo de nós mesmos.
O Budismo nasceu das experiências de Buda, na tentava dele em eliminar suas angustias e crise existencial, que são formas de sofrimentos, e a percepção que ele teve ao se libertar disso.
As percepções de Sidarta Gautama, que existem nas escrituras, nos Sutras, que são os textos sagrados do Budismo, que é como a Bíblia é para os cristãos, é de onde vem o que sabemos sobre os ensinamentos de Buda.
Sidarta Gautama é o nome do fundador do Budismo, também chamado de Buda, que significa iluminado. 
Sidarta Gautama, teve em suas vivencias, a percepção da Vacuidade, que significa que estamos todos interligados e ligados, que não existe separação entre nós e os outros, e esses ensinamentos são chamados de Dharma, que significa sabedoria no Oriente.
Todos fazemos parte de uma mesma coisa, que é a grande vida que existe em tudo, e na Vacuidade, na mente infinita, é que percebemos isso.
O que é interessante, é que outros iluminados não perceberam isso, então a iluminação não é uma condição para termos a percepção desse tipo de Dharma.
Porém existem relados de todas as religiões da unificação com tudo, que é a percepção da integração, isso existe no Taoísmo, na Yoga, no Cristianismo Místico, no Sufismo, na Cabala e em outras.
Essas experiências que são chamadas da percepção da Vacuidade no Budismo, são chamadas de místicas em outras religiões, e nela fazem parte santos como São Francisco, Madre Tersa de Calcutá e muitos outros famosos e sem fama.
O Budismo ensina que para termos a percepção da Vacuidade, precisamos passar muito tempo meditando, e em estados muito avançados do treinamento de meditação, podemos ter essa experiência da Vacuidade, do Dharma, pelo tempo que quisermos.  
A Vacuidade é a realidade para o Budismo, a ilusão é acharmos que estamos separados de Budo o que existe, mas só que estamos integrados, fazemos parte do Todo Existente.
Nós somos uma vida que faz parte de todas as vidas que existem, isso é a mente infinita.
Nossa vida é eterna.
A Vacuidade é a expansão da consciência, é ela ir além de nós mesmos e abranger outras pessoas ou até mesmo tudo o que existe, e isso nos ajuda muito a termos compaixão, que é ver a dor do outro como a própria.
Quanto temos compaixão saímos de nós mesmos, e passamos a nos ver como o outro de certa forma, e isso tem alguma relação com a Vacuidade, que é a consciência ir além de si mesmo.
Buda buscava que seus discípulos desenvolvessem a compaixão para ajudar os seres a atingirem a iluminação, que é serem muito felizes, bondosos e muito mais satisfeitos.
O caminho da iluminação e da bondade é cultivar o bem que existe em si mesmo, e extirpar o mau, é isso que a iluminação faz, que é chegar a níveis extremamente autos de amor e de conscientização.
Porém para atingirmos esse grande estágio de bondade, o que acontece é que precisamos também praticar a bondade, que faz parte do Nobre Caminho Óctuplo do Budismo, que é o segmento que nos leva para a iluminação, segundo Sidarta Gautama.
O Nobre Caminho Óctuplo consta em se abster de fazer o mau com o pensamento, a fala, as intenções, as ações e o meio de vida, assim como a pratica do bem (que é prioridade levar os outros para o Nirvana, onde vão ser felizes e satisfeitos, podendo dedicar seu tempo aos outros).
Complementando o caminho do bem para atingirmos a iluminação no Nobre Caminho Óctuplo é nos dedicarmos ao Budismo e o que traz a iluminação, assim como a atenção plena e a meditação.
A meditação costuma ser a pratica mais importante para Budismo nas linhas do Zen, do Tibetano e do Theravada.
Zen significa meditação, inclusive.
A meditação, assim como as outras vias do Nobre Caminho Óctuplo, elas aumentam a bondade e o amor, pois é isso que o autoconhecimento faz.
O autoconhecimento aumenta nossa bondade e amor. Isso é que é a verdadeira felicidade para o Budismo, e também para outras doutrinas.
Para a Psicologia, que é uma ciência, quanto mais autoconhecimento temos, mais saúde mental temos.
O autoconhecimento traz desapego ao ego.
Quanto mais temos a influência do ego em nossa vida, menos feliz somos, ele rouba a felicidade.
Muitas pessoas têm apego ao ego porque são egoístas, outras ainda porque se sentem muito inferiores em seu inconsciente, e tentam compensar com orgulho, vaidade e arrogância, ou pela educação espiritual que tem.
Existem pessoas que são más aconselhadas, e elas buscam em suas vidas estimular seus egos.
O Nirvana traz um grande desprendimento do ego, ele perde muita a importância, mas ainda assim pode ser estimulado em Budas, mas para eles é mais desinteressante, e eles percebem que isso não é muito agradável.
Os Budas não se sentem atraídos pelas sensações do ego.
As pessoas egoístas, em seus egos são gananciosas, materialistas, desejam o poder e o controle, não se importam muito com os outros, costumam tirar vantagem e são voltadas somente para si mesmas, sem olhar para dentro de si, ficam somente na superficialidade.
Já as pessoas boas, que ainda não atingiram o Nirvana, elas têm influência de seus egos muito com orgulho e vaidade, que em intensidade muito grande faz as pessoas ficarem arrogantes, e isso dificulta o autoconhecimento.
Arrogância é se achar melhor do que os outros.
O que precisamos desenvolver é o desapego ao ego, desenvolvendo a humildade e a simplicidade, que é o contrário do orgulho e da vaidade, mas para isso precisamos enxergar nosso ego.
Aí eu te pergunto:
-Você abriria mão de seu ego para desenvolver seu autoconhecimento e te ajudar a conseguir o Nirvana?
Se caso sua resposta for sim, então recomendamos a pratica com as mandalas para enxergarmos nosso orgulho e vaidade.
É como diz o ditado místico: Quem perde ganha.
Quem perde o orgulho e a vaidade, ganham felicidade e autoconhecimento. E é isso que realmente vale a pena na vida.
Fiquem com luz, seres de luz.

 

 

 

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